10 May 2016

Buttermilk and honey scones with lavender sugar macerated strawberries / Scones de buttermilk e mel, com morangos macerados em açúcar de alfazema.


Marta's ingredient of the month are strawberries!!
Last month Marta asked us to cook with peas and for May, the chosen ingredient are strawberries. I love strawberries and all kind of berries so, to make recipes with strawberries this month, it will be a huge pleasure.
As I was dying to try these scones from Aimee gorgeous blog, I decided that this would be the first recipe to make for Marta.
I love scones and I'm always keen to try different scones recipes and this one, with the macerated strawberries, is just perfect!



ingredients:
450g self raising flour, plus extra for dusting
1/4 tsp salt
1/2 tsp rosemary, finely chopped
100g cold butter, diced
2 tbsp honey
284ml pot buttermilk
2 tsp vanilla extract
milk or buttermilk, for brushing
method:
Preheat the oven to 220ºC.
Rub together the flour, salt and rosemary with the butter until you are left with little lumps.
Stir in the honey, buttermilk, and vanilla and bring together into a ball.
Place on a large baking tray and gently flatten into a large circle.
Place in the fridge for 10 minutes and then slice into triangles (I made rounds).
Spread them out on the tray and brush the tops with a little milk.
Bake for 12 to 15 minutes or until well risen and golden. 
Cool on a wire rack and serve with some butter, jam, clotted cream, whipped cream or crème fraîche and the macerated strawberries.
for the strawberries:
Chop the strawberries and mix them with lavender sugar (to taste) or any flavoured sugar you like.
Set aside and allow to macerate for 10 minutes.

__________________

Para o mês de Maio, a Marta pede receitas com morangos!!
No mês de Abril foram as ervilhas e para Maio, a Marta quer morangos.
Ora, como eu adoro morangos e tudo o que sejam frutos vermelhos, do bosque ou familiares, este será um mês em que, me dará um prazer muito especial, aceitar o convite da Marta.
Tanto quanto adoro frutos vermelhos, adoro scones e não há receita de scones que eu não veja, que não queira experimentar.
Como andava há semanas a querer experimentar esta receita da Aimee, decidi que seria esta, a primeira receita com morangos, a levar à mesa do Maio da Marta e ainda bem que a reproduzi, pois é perfeita!!


ingredientes:
450g farinha de trigo branca com fermento + extra para a bancada ou tabuleiro
1/4 colher chá de al fino
1/2 colher chá de alecrim, finamente picado
100g manteiga fria, cortada em cubos
2 colheres sopa de mel
284ml buttermilk
2 colheres chá de extracto de baunilha
leite ou buttermilk, para pincelar
preparação:
Aquecer o forno a 220ºC.
Numa taça, misturar a farinha, o sal, o alecrim e a manteiga.
esfregar a mistura com a ponta dos dedos, até obter uma consistência areada.
Adicionar o mel, o buttermilk e a baunilha e envolver tudo muito bem até formar uma bola (atenção para não trabalhar demais a massa).
Agora, ou colocam a bola sobre um tabuleiro polvilhado com farinha e achatam ligeiramente a bola num círculo largo, cortando-o em triângulos e separando os triângulos.
ou
colocam a bola sobre uma bancada enfarinhada, esticam um pouco com o rolo da massa e usam um cortador redondo para cortar os scones.
Seja qual for a opção, coloquem os scones no tabuleiro polvilhado com farinha ou forrado com papel vegetal e levem ao frigorífico por 10 minutos.
Passado esse tempo, pincelar o topo dos scones com um bocadinho de leite e levar ao forno por 12 a 15 minutes ou até estes terem crescido e estarem douradinhos.
Arrefecer os scones sobre uma grelha e depois de frios, servir com manteiga e doce, natas barridas, clotted cream ou crème fraîche e os morangos macerados.
Para os morangos:
Cortar em quartos a quantidade de morangos que achar necessária, polvilhá-los com açúcar aromatizado a gosto (eu usei açúcar de alfazema) e deixar macerar por 10 minutos.



dicas: Já aqui escrevi anteriormente e volto a relembrar, as regras que eu aprendi para obter scones perfeitos: Não trabalhar demais a massa; Não rodar o cortador ao cortar os scones e Não deixar escorrer para os lados, o leite, ou o que quer que seja que se use para pincelar os topos.

Recipe / Receita: Aimee - Twigg Studios.