28 January 2015

Chocolate cranachan with raspberries / Cranachan com chocolate e framboesas.


As I wrote here, cranachan is a very traditional Scottish pudding.
Every year on the 25th of January Scotland celebrates the poet Robert Burns day and the tradition is to eat haggis, tatties and neeps for supper and cranachan for dessert.
Last Sunday was Robert Burns day and as we had a proper Burns supper and therefore,  I had to make cranachan for pudding.
This recipe has a twist to the traditional one, as it includes chocolate and hazelnuts and Drambuie instead of the traditional whiskey and I think thats exactly what attracted me to the recipe.
I found the recipe here.
__________________


Tal como já havia escrito aqui, cranachan é uma sobremesa tipicamente escocesa.
Todos os anos, a Escócia celebra o dia do poeta Robert Burns no dia 25 de Janeiro e é tradição, nesse dia, jantar-se haggis (algo semelhante aos nossos maranhos, mas que em vez de arroz leva aveia), puré de batata e puré de nabo e para sobremesa, come-se cranachan. Entretanto e para quem gosta de whiskey, o que não é o meu caso, bebe-se whiskey e declamam-se poemas do poeta.
Ora, tendo sido esse dia celebrado no passado Domingo e como se ia fazer a refeição como manda a tradição, claro que tive de fazer caranachan.
Esta versão quebra um bocadinho as regras do tradicional cranachan, pois leva chocolate, avelãs e Drambuie em vez de whiskey (que o tradicional não leva) e talvez por isso me tenha chamado mais a atenção.
A receita diz que dá para 4 pessoas, mas dá para 7 ou 8 à vontade (eu enchi 7 copos dos que estão nas fotos e não são copos pequenos) e também só usei metade da quantidade das natas, crème fraîche e Drambuie, pois achei as quantidades da receita exageradas.
A receita original está aqui, mas deixo-vos a tradução.
ingredientes (para 7 a 8 pessoas):
200g flocos de aveia, tostados
100g açúcar amarelo ou mascavado
150g avelãs, sem pele, tostadas e picadas grosseiramente
85g chocolate de leite, ralado
175g chocolate preto (70%), ralado
350g framboesas frescas ou congeladas, esmagadas grosseiramente com um garfo e misturadas com 1 colher sopa de açúcar refinado branco.
600ml natas para bater, batidas ligeiramente (só usei 350ml)
500ml crème fraîche ou natas azedas (só usei 250ml)
150ml de Drambuie (só usei 75ml)
para finalizar:
framboesas misturadas com 1 colher chá de Drambuie, para decorar
preparação:
Numa taça, colocar a aveia tostada, as avelãs tostadas e picadas, ambos os chocolates ralados e o açúcar amarelo ou mascavado. Misturar tudo muito bem e reservar.
Numa taça à parte, misturar o crème fraîche e o Drambuie nas natas já ligeiramente batidas e bater com cuidado até a mistura estar fofa e macia.
Em copos de sobremesa, colocar uma camada da mistura de aveia, uma camada das framboesas esmagadas e uma camada da mistura das natas. Repetir as camadas até esgotar todos os ingredientes e decorar com as framboesas extra.
Cobrir com película aderente e refrigerar por, no mínimo, 24 horas.