2 April 2014

Chocolate Bundt Cake with strawberry and rhubarb jam / Bundt Cake de Chocolate, com doce de morango e ruibarbo.


The theme of the 7th Bundtmania edition is Spring and for me, Spring is bloom, is an explosion of beautiful forms and colours, but it is also about keeping it seasonal and whats in season at Spring? Rhubarb and what marries angelically well with rhubarb? Strawberries and how about if on top of that we add chocolate? That makes Spring Heaven!!.
So, for this Bundtmania edition, my proposal is this chocolate Bundt cake, that was tempting me for long enough and I filled it with some of this superb rhubarb and strawberry jam and baked it in a Blossom Bundt Cake tin.
I think this is quite Springy or, at least..., Springy enough!!
ingredients (all at room temperature):
250g butter
375g caster sugar
4 eggs
350g plain flour
1 tsp bicarbonate of soda
1/4 tsp salt
240ml buttermilk
60g cocoa powder
150ml boiling water
2 dessert spoons almond extract (I used 1 tsp vanilla paste)
185g strawberry and rhubarb jam
icing sugar, to dust



method:
Preheat the oven to 170ºC and grease a 12 cup bundt cake tin.
In a jug, combine the cocoa powder with the boiling water and stir well until you have a smooth paste. Set aside.
In a large bowl, sift together the flour, bicarbonate of soda and salt. Set aside.
Cream the butter and sugar until you have a pale mixture.
Add the eggs, one at the time, beating well between each addition.
Add the dry ingredients alternating with the buttermilk and mix until everything is incorporated.
Add in the cocoa mixture and vanilla or almond extract and mix until well combined.
Spread half of the batter into the prepared tin.
Spoon the jam on top of the batter and cover with the remaining batter.
Bake for 50 to 60 minutes or until a skewer inserted in the centre of the cake comes out clean.
Leave to cool in the tin for 10 to 15 minutes, before turning it out onto a wire rack to cool completely.
Dust with icing sugar before serving.
__________________


O tema da 7a edição do Bundtmania é Primavera.
Ora, para mim, Primavera significa desabrochar da Natureza, uma explosão de cores e formas naturais que embelezam as paisagens e nos fazem sorrir e estar de bem com a Vida.
A par com o desabrochar, há que manter a sazonalidade dos produtos e nada é mais sazonal e primaveril que ruibarbo e ruibarbo casa lindamente com morangos que, embora não sendo um fruto primaveril, nos contempla desde já com a sua cor e sabor e ambos, ruibarbo e morangos, casam perfeitamente com chocolate...
Ora pois então, a minha proposta para esta 7a edição do Bundtmania, é este bolo de chocolate que vi no blogue da São e que andava a tentar-me há meses, ao qual decidi incorporar um coração deste magnífico doce de ruibarbo e morangos e levar ao forno numa forma Blossom.
Acho que está bem primaveril ou..., pelo menos..., primaveril o suficiente para desfilar no cortejo de Primavera do Bundtmania.
Para quem quiser experimentar este Bundt, basta fazer o bolo exactamente como a São manda, mas na altura de colocar a massa na forma, coloca-se só metade, espalha-se 185g deste doce de ruibarbo e morango por cima dessa camada de massa e cobre-se com a restante metade da massa.
Vai a cozer em forno aquecido a 170ºC e depois de frio, polvilha-se com açúcar em pó.
Não se esqueçam que têm até ao dia 14 de Abril ás 18h. para deixar o vosso link no blogue da querida Madame Mena Bundette.


Cake recipe / Receita do bolo: Rapa Tachos.

40 comments:

  1. Bom dia Lia,
    Ficou lindo o bundt cake não só pelo formato como também pela belíssima cor, sem dúvidaficou perfeito para acompanhar um chá ou cafézinho.
    Beijo,
    Vânia

    ReplyDelete
  2. O cenário criado está fantástico! 5 estrelas! Beijos

    ReplyDelete
  3. Que delicia. Agora, sabia mesmo bem!;)
    beijinhos

    ReplyDelete
  4. Lia minha querida,
    pelas palavras, lindas fotos e receita nota 1000!
    Adoro passar por aqui aprendo muito com vc!

    Bjs, sucessos sempre!

    ReplyDelete
  5. Está mesmo fabuloso o teu bolinho :)
    E eu ainda não me rendi a estes bundts, mas não sei qt tempo vou resistir.
    Essa fatia está...minha mãe, estou com água na boca :)
    Espero que o dia tenha sido do melhor ontem amiguinha!!!
    beijinhos doces

    ReplyDelete
  6. Que lindo!!!Combinações deliciosas....
    Acho que devo ser das poucas pessoas que ainda não conseguiu provar ruibarbo. Já andei à caça dele mas nunca o acho....
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  7. O bundt da São já era tentador, mas com a adição desse doce, deve ter ficado um pecado!
    Essa forma também é fantástica, o bundt fica lindo.
    Quero-te desejar os parabéns atrasados, pensava que te tinha deixado uma mensagem no último post, mas pelos vistos não (nada estranho, vindo de alguém que até o aniversário da mãe se esqueceu!!)... Que seja um ano maravilhoso e que se sigam muitos, mas sempre bons anos!
    Muitos beijinhos

    ReplyDelete
  8. Bem... um bolinho ideal para esta Primavera que teima em não chegar, pelo menos por aqui :-(
    Lia... adorei esse jarrinho, as flores, a chávena, o pires, o paninho... ADOREI TUDO!
    E adoro ruibarbo.
    Muitos beijinhos
    Cuca

    ReplyDelete
  9. Ai que bolo tão lindo e principesco!!!! Adorei!
    Beijinhos ;)

    ReplyDelete
  10. Lia,

    Sempre me surpreendes com o formato dos teus bundt cakes, lindíssimos, por sinal!
    Se o bundt cake que nos trazes tem tudo para ser uma delícia, o que se vê pelos ingredientes, pela textura e pela intensidade da sua cor, com esse formato é um deleite ainda maior aos olhos!
    Que bom seria prová-lo!

    Beijoca,
    Aida

    PS: Não sei se a gancha é feita do género rebuçados da Régua, pois nunca a provei, mas realmente parece. Que saudades agora que me lembraste dos rebuçados da Régua. Adoro!! Não faz mal aquilo do nome :*

    ReplyDelete
  11. Olá Lia!
    Este bolo é todo ele coisas boas! Que combinação deliciosa!
    E a forminha?! Uau! Adorei.
    Um grande beijinho

    ReplyDelete
  12. Que lindo e intenso este teu Bundt Lia! :)
    Cá está a famosa combinação de morango e ruibardo que eu tanta curiosidade tenho em conhecer. Parece delicioso!
    Essa forma dá resultados muito bonitos.

    Bjinhos

    ReplyDelete
  13. Adorei este teu Bundt! A forma é linda e bem Primaveril. O Bolo é uma especialidade e com o recheio de Ruibarbo e morangos, deve ter ficado uma delícia. Parabéns! Bjs. Bombom

    ReplyDelete
  14. Que maravilha esse bundtcake, Lia! Essa forma é um espectáculo que enriquece ainda mais esse bolo delicioso!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  15. Que bolo tão lindo! Ficou perfeito e com a textura certa :)e ingredientes originais.
    Beijinhos querida Lia e um resto de uma boa semana.

    ReplyDelete
  16. Que bolo lindo!
    Acho que ainda nao te conheica esta blossom :) linda.
    Ficou perfeito. Chocolate e um recheio dessa compota maravilhosa que ambas provamos.
    Que bom que a senhora inglesa me arranjou uns ruibarbos vermelhinhos!! Eu adoro colocar compotas em bolos, curiosamente acho que nunca associei com um de chocolate, mas acho fabuloso!
    Fiquei com vontade de partilhar uma fatia das minhas com uma das tuas, que dizes? :)
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  17. Oh Lia, mas que belíssimo bolo e que ternura a forma como o apresentas :)
    Adorei.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  18. Wow! It looks so beautiful AND delicious.

    ReplyDelete
  19. Lia querida: nunca deixo de me maravilhar com a beleza dos teus bundts. Penso que já aqui disse, que tenho sempre medo de utilizar este tipo de formas,mas o teu está lindo!!!
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  20. Olá Lia
    Não me canso de olhar para as fotos... estão lindas de morrer!
    Adorava provar :)
    Bjinhos

    ReplyDelete
  21. Bom dia Lia,

    essas tuas formas são um encanto, e olha que têm a capacidade de fazer sonhar:)
    O bundt da São só pelo titulo já era tentador agora com esse docinho fica ainda mais guloso, também vou fazer dessa forma o meu:)
    Um cenário deslumbrante com coisinhas lindas, perfeito para chamar a Primavera.

    beijinhos querida

    ReplyDelete
  22. UAU!!!!!! Que maravilha. Lindo e deve mesmo ser delicioso. A combinação dos sabores deve ficar divinal.
    A forma é maravilhosa. Linda, linda, linda.
    Ontem encomendei uma forma de bundt!! Finalmente!!!! ehehehhe pode ser que não 8ª edição eu consiga participar neste desfile de babar. Beijinhos.
    (onde arranjas essas maravilhosas formas?)

    ReplyDelete
  23. Que aspecto fantástico!! Mesmo! Confesso que ainda não usei ruibarbo, mas ando cheio de vontade!

    ReplyDelete
  24. It looks so delicious! This bundt cake is perfect.

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  25. Que delicia de Bund te ha quedado de lujo. Me encantan las fotos. Un besote.

    ReplyDelete
  26. O teu bundt está lindo! E a combinação do chocolate com o doce de morango e ruibardo é divinal! É, sem dúvida, um bundt bem primaveril!
    beijinhos

    ReplyDelete
  27. Lindo, lindo, lindo!!!
    Uau, Lia!
    Que maravilha de bolo! E as fotos?Que dizer dessas fotos lindas?
    Perfeito, tanto por fora como por dentro!
    Amei esse bolinho!
    Beijinho

    Sílvia

    ReplyDelete
  28. Cada vez que visito este blog, deliro... com tanta coisa bela e boa.
    Bjs

    ReplyDelete
  29. Olá Lia!
    Este bolo tem uma excelente combinação de sabores! E o formato...bem é mesmo bonito!
    Beijinhos
    Lena
    Cooking

    ReplyDelete
  30. Que bolo lindo, Lia! Adorei a forma e os sabores! ;)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  31. Querida Lia,

    Essa forma é magnifica e transforma qualquer bolo no rei da festa ! :)
    Ficou maravilhoso o teu Bundt, imponente no seu formato e delicioso no seu cconteúdo que conta com esse doce espectacular ! :)

    Beijinhos grandes *

    ReplyDelete
  32. Tãaaoooo lindoooo Lia :)
    Confesso que nunca provei ruibarbo mas é daquelas coisas que morro de desejo de provar...acho tão bonito, e vejo receitas com fantásticas com ele, que estou mesmo desejosa de provar :)
    Beijinhos
    Vânia

    ReplyDelete
  33. Olá Lia,
    bem nos fartamos de chamar a primavera, mas o inverno por cá teima em não ir embora.
    Ainda não provei o ruibarbo, estou curiosa, claro, mas os preços por aqui são proibitivos. Imagino esse doce muito bom, o aspeto não engana.
    Adorei o teu bolo, está tão lindo, tens uma bela coleção de formas!
    As fotos estãolindas e bem primaveris.
    xi-coração apertadinho.

    ReplyDelete
  34. Oh pá esta caixinha dos comentarios deixa-me maluca!!
    E mais maluca fico, quando alguem resolve definir a Primavera como tu o fazes, e ainda por cima faz um bundt fantastico de chocolate e poe ruibarbo!!! Este tal ruibarbo, que noutro dia andei a ler numa revista sobre ele, anda a perseguir-me! Anda, anda, mas eu nao sou de baixar os braços, tu sabes!
    Por enquanto olho para o bundt e imagino o decandente que deve ser quando partilhas uma fatia... Aiii (é um suspiro e nao um grito)!!
    Adorei minha Madame Bundette mais linda!!! E por mim, pode ser sempre Primavera!
    Beijinhos,
    Mena.

    ReplyDelete
  35. Que bundt lindo, Lia! A textura do bolo é fantástica e com doce de morango e ruibarbo só pode ser uma combinação de sabores maravilhosa :)

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  36. Uma ideia deliciosa...também gosto de misturar o bolo de chocolate com doce de frutas...quanto ao ruibarbo...ando farta de procurar e não consigo arranjar... :-( bjs

    ReplyDelete
  37. acho que ainda não é desta que participo na bundtmania... será que não podem fazer uma edição para dummies como eu?... ;)

    ReplyDelete
  38. Ficou realmente muito giro o teu bolo essa forma é linda demais. Apesar de não ser grande fan de cacau fiquei muito tentada em fazer esta receita. beijos

    ReplyDelete