2 June 2014

Olive oil poached cod with lentils, chorizo and piperade jus / Bacalhau confitado com lentilhas, chouriço e sumo de piperade.


I "tripped" over this book quite a few times on Amazon, but to tell you the truth, it never appealed much to me.
I dont know if it was the cover or something else, but it was one of those books that I always went... "noooo..."
The Chef, Ash Mair won Masterchef The Professionals (UK) but, either than that, I didn't know much about him.
Well, my opinion changed the day Helena introduced us to the book and when I saw the recipes she was preparing from the book.
That was when I really got interested and started looking for more information about it.
The thing is, I ordered it and I can tell you, is one of my favourites of the moment. Stunning and packed with deliciousness.
For those who love spanish cuisine with a twist, it totally is a "must have".
And to tantalise your taste buds, I leave you with the first recipe I prepared form the book and it is this fabulous cod cooked in olive oil and surrounded by a delicious combination of lentils, chorizo and piperade and piperade jus.
An absolute stunning combination of flavours and colours.
You can find the english version of the recipe at Helena's blog.

__________________


Confesso que sempre que andava na Amazon a ver livros, várias vezes "tropecei" neste livro mas não sei porquê..., não sei se era a capa..., ou o facto de não conhecer bem o Chef..., havia qualquer coisa que sempre me fazia desistir da ideia de o comprar.
Embora o Chef em questão tenha ganho um Masterchef dos Profissionais aqui no Reino Unido, não sabia muito mais sobre ele e então não fiquei nada entusiasmada com o livro.
Ora a minha opinião mudou radicalmente quando comecei a ver as receitas e o post que a Helena fez aqui sobre o livro.
Claro que fui logo pesquisar mais e daí a mandá-lo vir, foi um piscar de olhos.
Só posso dizer que é o favorito do momento e para os amantes de comida espanhola com um twist, é mesmo um "must have".
Para vos aguçar o apetite, aqui vos deixo esta super deliciosa receita, a primeira de muitas que deste livro vão sair, um fabuloso bacalhau confitado e acompanhado pela fantástica combinação de lentilhas, chouriço, piperade (estufado de pimentos) e sumo de piperade.


Recipe / Receita:

25 comments:

  1. Este prato tem um aspeto fantástico Lia!! As cores são fabulosas, super vibrantes e apelativas...adorei e não me importava nadinha de o ter já hoje para o meu almoço ;)
    Beijinhos e uma boa semana minha querida *

    ReplyDelete
  2. Um prato fantástico com muito sabor com certeza, adorei a apresentação e as cores do prato! Parabéns!
    Beijos Lia!
    CamomilaRosa

    ReplyDelete
  3. Tem um aspecto fantástico, com uma cor tão vibrante e o empratamento fica muito elegante

    ReplyDelete
  4. Aguçaste mesmo o apetite e de que maneira! Esse prato está lindo!
    Bjs

    ReplyDelete
  5. Beautiful, refined and extremely mouthwatering! This dish is simply fabulous.

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  6. Bom dia querida Lia,

    quantas vezes não nos enganámos num livrinho e quando chega pensámos logo para nós porque não veio mais cedo, mas lá diz o ditado mais vale tarde que nunca.
    tenho que ver a receita parece ser mesmo uma delicia e bem requintada.

    beijinhos e uma boa semana

    ReplyDelete
  7. Gosto muitode bacalhau e achei a tua receita uma delicia
    Apresentação esta e dar água na boca
    Boa semana
    bj

    ReplyDelete
  8. Amiga Lia, que rico e apetitoso! Hummmm imagino o sabor! Bjo!

    ReplyDelete
  9. It looks healthy and delicious.

    ReplyDelete
  10. Cozinha Basca, não conheço ainda quase nada sobre ela, mas digo que o prato me chamou, e muito a atenção, combinação de sabores fantástica, e um visual divino,
    Meus cumprimentos pela reprodução, está perfeito!

    ReplyDelete
  11. Ainda não conheço esse livro, mas adoro pelo que me disseste já sobre ele.
    Gosto de comida espanhola, e adoro receitas boas com um toque de modernidade, que se adaptem bem às nossas cozinhas.
    Bacalhau confitado é maravilhoso! A caminha de lentilhas também. O piperade deixa-me apreensiva hehe, porque apesar de gostar de pimentos, não os consigo digerir muito bem :) mas acho que arriscava!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  12. Lia,
    esse prato ficou dos deuses, linda apresentação e receita tentadora!

    Bjs, feliz semana ♥

    ReplyDelete
  13. Bem que prato fantástico e cheio de cor. Eu que sou viciada em bacalhau é uma excelente sugestão.

    Beijinho

    Ana Matos

    ReplyDelete
  14. Esta Lia só sabe fazer pratos lindos e muito apetitosos!!! Olha que calda boa para mergulhar as lascas de bacalhau!!!
    Beijinhos, boa semana!

    ReplyDelete
  15. Lia querida hoje mesmo fiz uma sopinha de lentilhas gostamos muito mas seu prato está nota 1000. A culinária espanhola é muito saborosa né Lia. Esse bacalhau confitado ficou com um belo visual. Gostei muito. Beijinhos, ótima semana

    ReplyDelete
  16. Maravilhosa sugestão cheia de cor e de sabor :)Adorei saber o que era o Piperade desconhecia o nome.
    Beijo grande!
    Ana

    ReplyDelete
  17. Olá Lia: gostei muito deste bacalhau na sua cama de lentilhas. Ficou com uma apresentação linda e é bem diferente.Este livro deve ser muito bom.
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  18. Olá Lia!
    Estou encantada com o teu post! É bom ver que as sugestões do Cooking são apreciadas! E as tuas fotos ficaram muito boas! Esse livro foi também para mim uma agradável surpresa, pois gosto muito de cozinha basca.
    Um grande beijinho
    Lena
    Cooking

    ReplyDelete
  19. Esto es una delicia para el paladar!!! Una comida de lujo. Un besote

    ReplyDelete
  20. Muito obrigada, mais uma receita que vou anotar por causa das lentilhas, ando sempre à procura de novas formas de as confeccionar.

    Beijinho

    ReplyDelete
  21. Minha querida Lia!
    Acho que fico sempre com aquele smile do telemóvel com os olhos com corações a olhar para estas perdições!
    Mais um livro? ehehe ainda há espaço?
    Parece fantástico! E se sempre davas com ele era porque ele tinha mesmo que ir parar às tuas mãos!
    Gosto muito de comida com um toque espanhol!
    E bacalhau? Adoro!! Esse molho parece perfeito.
    Um grande beijinho

    ReplyDelete
  22. Muito boa sugestão... adoro bacalhau.
    Beijos

    ReplyDelete
  23. Olá Lia,

    Não conheço esse Chef, mas pelo prato que apresentas já estou a ver que o livro deve ser fantástico !
    Esse bacalhau está excelente, de comer e chorar por mais !

    Beijinhos

    ReplyDelete
  24. Ai, bacalhau confitado, que maravilha... Estou cá com umas saudades de um bacallhau :)

    ReplyDelete
  25. Lia,
    não conheço esse chef, mas com a tua receita já me apetece pesquisar por ele :)
    Adoro bacalhau e esse confitado em cama de lentilhas parece-me perfeito e delicioso.
    Ficou um prato tão lindo.
    Bjns
    Isabel

    ReplyDelete