2 May 2014

Warm roasted Brussels sprouts, black quinoa, pear and chorizo salad / Salada quente de couves de Bruxelas assadas, quinoa preta, pêra e chouriço.


I´d never try roasted Brussels sprouts before and I have to say that I was amazed with how much they improve in flavour just by the fact of being roasted.
Believe me that when I took the tray out of the oven, everybody including myself started picking and enjoying them straight away and I almost didn't have any to make the salad, which would be a great shame as this warm salad is a stunner in terms of flavours and textures.
ingredients (serves 6):
100g black quinoa, rinsed and cooked in salted water
450g Brussels sprouts, halved and outer leaves removed
3 tbsp olive oil
90g chorizo,  fairly thinly sliced
2 pears, cored and thinly sliced
juice of 1/2 lemon
1/2 cup rocket


method:
Preheat the oven to 200ºC.
Toss the Brussels sprouts, 2 tbsp of olive oil and 1/4 tsp salt together on a baking tray.
Spread them evenly and bake for 20 minutes or until golden brown.
In a frying pan, heat 1 tbsp olive oil over medium high heat. Add the chorizo slices and cook until crispy.
In a large bowl, toss together the quinoa, Brussels sprouts, chorizo, pears, lemon juice and rocket and serve warm.
__________________


Confesso que nunca tinha provado couves de Bruxelas assadas e quando vi a receita fiquei um bocadinho surpreendida mas como adorei a combinação de ingredientes, resolvi experimentar.
Bom, só vos digo que, quando tirei o tabuleiro das couves do forno, por pouco não iam sobrando nenhumas para a salada, pois toda a gente cá em casa, incluindo eu, começou a atacar as couves assadas directamente do tabuleiro.
É incrível o quanto este legume ganha em termos de sabor, só pelo facto de ser assado no forno. Experimentem e garanto que vão adorar!
ingredientes (para 6 pessoas):
100g quinoa preta, lavada e cozida em água com sal
450g couves de Bruxelas, cortadas ao meio e folhas exteriores removidas
3 colheres sopa de azeite
90g chouriço, cortado em fatias de cerca de 0,5cm
2 pêras, cortadas em fatias finas e descaroçadas
sumo de meio limão
1/2 chávena de rúcula


preparação:
Aquecer o forno a 200ºC.
Num tabuleiro, misturar as couves de Bruxelas com 2 colheres sopa de azeite e 1/4 colher chá de sal.
Espalhar as couves no tabuleiro e levar ao forno por cerca de 20 minutos, ou até estarem douradinhas.
Aquecer 1 colher sopa de azeite numa frigideira e fritar as rodelas de chouriço até estarem estaladiças.
Numa taça, colocar as couves assadas, a quinoa, o chouriço frito, as fatias de pêra, o sumo do limão e a rúcula e envolver tudo muito bem.
Servir a salada ainda quente.

Recipe / Receita:

25 comments:

  1. Olá Lia!
    Não conheço a quinoa preta, onde se consegue encontrar? Esta é uma boa proposta, para o tempo que se aproxima de comidas mais leves. Confesso que nem sempre me apetecem saladas frias, por isso esta é uma boa opção!
    Beijinhos
    Lena
    Cooking
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Delicia... Bate até aquela fominha só de olhar... Huuuuuuummmmmmm!!!
    Tudo de Bom neste Fim de Semana pra você e sua família :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://www.decolherpracolher.com.br

    ReplyDelete
  3. Uma salada bem ao meu gosto.
    Ficou uma delicia.
    Bom fim de semana
    bjs

    ReplyDelete
  4. Nunca provei couves de bruxelas. A minha filha detesta-as e o meu marido tb, logo não tenho grande motivação para provar as ditas!!!
    Mas confesso que esse teu pratinho me deu vontade de testar. Diferente e muito apetitoso :)
    beijinhos

    ReplyDelete
  5. Lia querida: esta é ,sem dúvida, uma combinação bastante invulgar de ingredientes ( pelo menos para mim),mas o resultado parece delicioso.O gostinho do chouriço deve ficar aqui muito bom.
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  6. Lia minha querida,
    sou amante de saladas, essa tem gostinho de quero mais, perfeita!

    Bjs, bom fds junto a sua família ♥

    ReplyDelete
  7. Esta foi a primeira receita que marquei deste livro!
    Como arranjei a quinoa preta, fiquei logo com vontade, mas por aqui é raro encontrar couves de bruxelas frescas, só congeladas.
    Mas assim que encontrar vou fazer!!
    Até salivei ao ler-te, realmente nunca as provei assadas, mas se são assim tão boas! Soa bem, e adorei as fotos.
    Um beijinho mio amori.

    ReplyDelete
  8. Una propuesta muy original y seguro que rica. Me encantan las fotos son preciosas. Un besote.

    ReplyDelete
  9. Lia, quinoa foi coisa que ainda não usei... Essa é linda com essas cores :)
    Adorei essa mistura de sabores!
    Bjinhos grandes

    ReplyDelete
  10. Esta receita é bem do meu agrado e as fotografias estão lindíssimas!
    beijinhos
    aromas-com-amor.blogspot

    ReplyDelete
  11. Bom dia Lia,
    Variações na nossa salada do dia a dia são sempre bem vindas e essa ficou muito inspiradora com a inclusão das couves de Bruxelas.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ReplyDelete
  12. Deve ser delicioso, Lia!
    E esse livro deve ser tão fixe!

    Beijinhos!

    ReplyDelete
  13. Olá, Lia!
    Uma combinação de ingredientes bem original tem esta salada! Fiquei curiosa! ;)
    Beijinhos e uma boa semana!

    ReplyDelete
  14. Parece-me uma boa combinação de ingredientes Lia
    Penso que o sabor dos legumes é sempre incrementado pelo forno. Eu gosto das ditas e faço-as assadas ou salteadas. Escolheria essa receita para mim ;)
    Beijo

    ReplyDelete
  15. Parece-me uma boa combinação de ingredientes Lia
    Penso que o sabor dos legumes é sempre incrementado pelo forno. Eu gosto das ditas e faço-as assadas ou salteadas. Escolheria essa receita para mim ;)
    Beijo

    ReplyDelete
  16. Gosto muito de couves de bruxelas assadas, é verdade que os legumes com a magia do forno ficam sempre deliciosos! :) Linda salada! beijnho*

    ReplyDelete
  17. Lia querida
    Sabes que cada vez que vejo couves de bruxelas à venda, me apetece comprar, simplesmente pelo aspecto fofinho que têm :-)
    Usei uma vez para fazer umas empadinhas. Ficaram boas, mas um bocadinho enjoativas (ainda não postei!).
    Tenho a certeza que assadas não serão assim!
    Vou experimentar... é que gosto tantos dessas bolinhas ;-)
    Beijinhos e obrigada
    Cuca

    ReplyDelete
  18. Bom dia LIa,

    estou fascinada com a última foto querida, fantástica mesmo.
    Gosto da combinação de pêras com chouriço, e gosto de saldas mas quentes são as minhas favoritas.
    Ficou uma refeição tão boa e tão deliciosa e cheia de bom aspecto.

    beijinhos

    ReplyDelete
  19. Bem crocante e saudável mesmo ao meu gosto ;)
    Beijinhos e continuação de bom trabalho.
    Ana

    ReplyDelete
  20. A fantastic dish! I love Brussel sprouts and chorizo.

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  21. Combinação maravilhosa e reconfortante!!!
    Adorei também a taça antiga ;)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  22. Que salada tão bonita, Lia ! :)

    No refeitório do emprego, sempre que colocam couves de Bruxelas nas saladas, lá vou eu de pratinho na mão ! Adoro-as, por isso é o ingrediente que aqui me salta à vista, embora obviamente todo o conjunto esteja excelente ! :)

    Beijinhos

    ReplyDelete