7 March 2014

Poached eggs with mushrooms / Ovos escalfados e cogumelos.


I truly love mushrooms, spinach and eggs and this suggestion is totally up to my taste!
ingredients (serves 4):
8 flat or portobello mushrooms
40g butter
8 medium eggs
225g baby spinach leaves
4tsp fresh pesto
method:
Preheat the oven to 200ºC.
Arrange the mushrooms in a roasting tin and dot with the butter.
Roast for 15 minutes or until golden brown and soft.
Meanwhile, bring a shallow pan of water to the boil.
When the water is bubbling furiously, break the eggs into the pan, spaced well apart, then take the pan of the heat.
The eggs will take about 6 minutes to cook.
Heat a knob of butter on a frying pan over a medium heat. Add the spinach and cook until they are just wilted.
Divide the mushrooms among four plates, top each one with a little spinach, one poached egg and a teaspoonful of pesto.
__________________


Se há ingredientes que adoro, cogumelos, espinafres e ovos, são alguns dos meus favoritos e assim sendo, esta sugestão é, para mim, uma combinação mais que perfeita!
ingredientes (para 4 pessoas):
8 cogumelos grandes tipo portobello
40g manteiga
8 ovos médios
225g folhas de espinafre bebé
4 colheres chá de pesto
preparação:
Aquecer o forno a 200ºC.
Colocar os cogumelos num tabuleiro e colocar um bocadinho de manteiga em cima de cada um.
Levar ao forno por cerca de 15 minutos, ou até os cogumelos estarem cozidos e douradinhos.
Entretanto, aquecer água num tacho baixo ou frigideira.
Quando a água estiver a ferver ferozmente, partir os ovos lá para dentro, espaçando-os entre si e retirar o tacho do lume.
Os ovos cozerão em cerca de 6 minutos, só com o calor da água fervida.
Aquecer uma noz de manteiga numa outra frigideira e adicionar os espinagres. Cozinhar só até que os espinafres murchem.
Dividir os cogumelos por 4 pratos e sobre cada cogumelo, colocar um bocadinho dos espinafres e um ovo escalfado.
Colocar uma colher de chá de pesto sobre cada ovo.
Recipe / Receita: Good Housekeeping - Favourite quick and easy meals.

23 comments:

  1. Bem minha amiga, parece que foi feito à minha medida :)
    Adoro a combinação e acho que o toque do pesto foi genial!! Parabéns!!
    uma beijoca

    ReplyDelete
  2. Adoraria ter estes cogumelos para o meu almoço... que maravilha, com o ovo guloso!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ReplyDelete
  3. Uma combinação deliciosa, e eu que nunca escalfei um ovo, acho que esta é uma ótima receita para a minha primeira vez :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Ovos escaldados é tudo de bom, com essa gema mole e um arroz branco por baixo é de comer rezando.
    Beijos

    ReplyDelete
  5. Amiga,
    que delícia, eu quero!
    Deu água na boca, pratinho nota 10!

    Bjs, bom fds junto a sua família ♥

    ReplyDelete
  6. uau!! é uma combinação de ingredientes que adoro e receitas assim simples são sempre bem-vindas. Bom fim-de-semana!

    ReplyDelete
  7. Olá Lia fofinha,
    vejo aqui uma receita que em agrada!
    Adoro cogumelos :) mas isso acho que já sabes. Por cá é dificil encontrar destes portobelo grandinhos, mas adoro fazê-los assim, e às vezes até gratino com um pouco de parmesão e broa.
    Adoro a combinação com os espinafres e o ovo escalfado (adorei a maneira de fazer, fora do lume, vou ter de experimentar!). E o pesto no fim, tinha de ser, fica mesmo bem.
    Um beijinho minha amori.

    ReplyDelete
  8. bem vou buscar o pão e ja venho hehersrs pois esses ovos eles estao a chamar por mim pois adoro hummmm bjs bfs

    ReplyDelete
  9. Que bela apresentação tem ese prato. Os ovos ficaram bem bonitos feitos dessa maneira. Não sei se iria conseguir este belo resultado, mas gostei imenso da receita.
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  10. Olá Lia,

    oh se eu já gostava de ovos escalfados então com cogumelos mais dificil se torna dizer que não a esta sugestão.
    Tem tudo que eu gosto, até espinafres e tem muito bom aspecto, uma refeição perfeita.

    beijinhos e um bom fim de semana

    ReplyDelete
  11. Olá, Lia!
    Que coisa tão boa nos trazes!
    Adoro esses portobello tão bem acompanhados!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  12. Bom dia Lia,
    Lindo visual, muito apetitoso e lindo prato, adoro ovos e essa combinação ficou perfeita.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ReplyDelete
  13. Que boa receita! E tão simples :) é perfeita para uma refeição mais leve. Vou guardar!

    Um beijinho,
    Carlota. ♥

    http://she-fell-down-the-rabbit-hole.blogspot.pt

    ReplyDelete
  14. Ora cá está algo que nunca experimentei fazer: ovo escalfado. Nem sei como me saíria, tenho que tentar porque gosto da gema meia líquida, sabe tão bem :)

    ReplyDelete
  15. Uma combinação simplesmente fantástica e sempre vencedora :)
    Beijinhos,

    Vânia
    http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  16. Começo mesmo por aqui!!!
    Se para ti é perfeito, pois para mim não!!
    Porquê?? Porque so posso olhar para eles!
    Adoro ovos escalfados e esses estão provocantes!!!
    Levo o paozinho??
    beijinhos,
    Mena.

    ReplyDelete
  17. Olá Lia:)

    Adoro ovos de todas as maneiras e acompanhados com espinafres parece-me uma combinação perfeita e deliciosa. Gostei!

    Boa semana!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  18. Assim de repente não me ocorre nada melhor. Sou absolutamente fã de ovos escalfados. A tua receita tem tudo o que mais aprecio. A apresentação está de profissional. Vou ali ao lidl comprar os cogumelos e já volto ;)
    Bj
    Guida

    ReplyDelete
  19. Uma maravilhosa e bonita sugestão.
    Bjs, Susana

    ReplyDelete
  20. Olá Lia,

    Os teus ovos têm uma cor absolutamente divinal e ficaram altamente deliciosos, não duvido, preparados dessa forma inusitada e tão atraente !
    Lindos !

    Beijinho

    ReplyDelete
  21. que maravilha!!! e que fomeca me deu agora... :)

    ReplyDelete
  22. Que desfile de bundts mais lindo! Desta vez não consegui participar, o tempo não dá para tudo, mas com muita pena minha. Talvez consiga na próxima edição, a ver vamos. ;)
    Beijinho Lia. ;)

    ReplyDelete