28 March 2014

Molasses and ginger granola / Granola com melaço e gengibre.


Another fabulous recipe from Helena's blog, a very wholesome granola.
Packed full with goodness this granola is a fantastic every morning family breakfast.
ingredients:
75g wheat germ
50g wheat bran (I used oat bran)
300g rolled oats
75g quinoa flakes
40g pistachio nuts
40g Baru nuts (I used cashew nuts)
20g almonds
40g walnuts (I used pecan nuts)
50g linseeds
50g sesame seeds
50g black sesame seeds
70g light olive oil (I used coconut oil)
80g molasses
2 coffee spoons ground ginger
2 dessert spoons ground cinnamon
2 dessert spoons vanilla extract


method:
Preheat the oven to 160ºC.
Line a baking tray with baking paper and set aside.
Roughly chop the nuts and put them into a bowl.
Add in the wheat and bran germ, oats, quinoa flakes and all the seeds and mix everything together.
In a small saucepan over a low heat, combine the oil, molasses, cinnamon, ginger and vanilla extract stirring all the time until dissolved.
Pour this mixture over the dry ingredients mixture and mix well until everything is well coated.
Spread the mixture evenly on the lined baking tray and bake for 20 minutes or until golden brown.
Allow the mixture to cool completely in the tray and then store in an airtight jar or container.
__________________


Mais uma fantástica receita do blogue da Helena, esta granola, recheada de produtos fabulosos, é o pequeno almoço perfeito para toda a família.
Substitui alguns produtos, sendo eles, o farelo de aveia em vez de farelo de trigo, usei castanha caju em vez de castanha de baru, nozes pecã em vez de nozes e óleo de côco, em vez do azeite.

Recipe / Receita: Sabores de Canela.

21 comments:

  1. Que bonito e que saudável, Lia!:) vejo tantas receitas de granola pela blogosfera, mas ainda não me aventurei a fazer... e provavelmente não é grande aventura, parece fácil!
    Adorei a tacinha. Tenho uma pequena colecção (em crescimento), por isso reparo sempre.;)

    Beijinhos*
    Olivia

    ReplyDelete
  2. Receitas de granola nunca são de mais :D

    ReplyDelete
  3. Amo granola e esta da Helena chama realmente por nós. Eu nunca segui nenhuma receita de granola, mas tenho já algumas marcadas.
    Um beijinho enorme.

    ReplyDelete
  4. Tão guloso!Mas ao mesmo tempo tão saudável :)Todos os ingredientes são maravilhosos.
    Beijinhos
    Ana

    ReplyDelete
  5. Um excelente pequeno-almoço, bjs

    ReplyDelete
  6. Adoro e ainda esta semana fiz.
    Gosto de comer antes de ir caminhar.
    Essa parece-me bem deliciosa
    bjs

    ReplyDelete
  7. Lia minha querida,
    terminar a semana com essa receita saudável bom demais!
    As imagens como sempre perfeitas!

    Bjs, bom fds junto a sua família!

    ReplyDelete
  8. Ta ai uma receita que nunca preparei, a tua granola esta bem a meu gosto, tenho que testar um dia, bom fds querida beijos !!!

    ReplyDelete
  9. Bom dia Lia,
    Também gosto muito de preparar minha própria granola, na verdade cada um faz as próprias associação de ingredientes...
    Vou experimentar esta, lindas fotos.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ReplyDelete
  10. As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes... Nós Blogueiras, construímos várias pontes ao longo do caminho, e passamos os dias sobre elas trocando ideias.
    Adoro granola caseira, e sendo assim ADOREI a receita :0)
    Beijos Márcia (Rio de janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.com.br

    ReplyDelete
  11. Olá Lia: há muito tempo que não faço granola. Ao ver a tua receita,lembrei-me da delícia que é e que boa sugestão é para um pequeno -almoço ou lanche bem saudáveis. Hei de experimentar a tua também,pois parece deliciosa.
    Bjn e BFS
    Márcia

    ReplyDelete
  12. Olá Lia
    Não há melhor para começar o dia em grande!
    Um beijinho

    ReplyDelete
  13. Como sou fã e seguidora do blog, decidi nomeá-lo para o prémio ConÓceme!
    Visite o link: http://nacozinhadasara.blogspot.pt/2014/03/premio-conoceme.html
    Continuação de bom trabalho :)
    bj

    ReplyDelete
  14. Eu gosto mesmo muito de granola, gosto de fazer, gosto de comer, gosto de ver receitas dela!
    E estas fotos aguçamme o apetite :)
    Adoro começar assim o dia, com uma tacinha linda dessas e uma granola deliciosa.
    Adoro os ingredientes e é sempre bom experimentar uma nova receita, espero vir a fazer esta.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  15. Lia querida,

    Tenho visto propostas bem tentadoras de grânola mas ainda não me propus a fazer. Esta tua fantástica sugestão vem lembrar-me que devo experimentar em breve !

    Beijinhos

    ReplyDelete
  16. Bom dia Lia,

    gosto tanto de granola, e tenho que fazer mas desta vez vou colocar um bocadinho de chocolate:)
    Esta receita parece ser mesmo deliciosa e mesmo com estas alterações nos ingredientes ficou linda, vou buscar a minha taça e dividimos:)

    beijinhos e um bom domingo

    ReplyDelete
  17. Que delicia de desayuno, rico y sano, me encanta la idea. Un besote.

    ReplyDelete
  18. Nada mais gostoso pra começar bem o dia!
    Beijos

    ReplyDelete
  19. Miammmm!!! Está incrível e é uma óptima ideia para lanches mais saudáveis!
    Beijinhos, boa semana!

    ReplyDelete
  20. Eu posso saber porque é que tu nas altas terras da Escócia, tens óleo de coco e eu nao?? hein??
    Isso nao deve ter ficado bom! Isso tem que ser maravilhoso!!
    Olha aqui entre nós as duas, um dia destes resolvi fazer granola.... Mas foi um desastre! No inicio qd estava no forno, estava a ficar bonita, mas depois acho que fiz asneira e aquilo ficou hiper tostado! Tenho que repetir!!!
    Posso ir tomar o pequeno almoço?
    beijinhos triplicados,
    Mena.

    ReplyDelete
  21. Lia
    Que bela granola! E que bom começar o dia assim. Gostei das tuas alterações, o óleo de coco é precisamente o que tenho usado ultimamente. é mais suave que o azeite e aromático qb.
    Obrigada por teres feito.
    Beijo

    ReplyDelete