1 February 2018

Lemon Coconut Panna Cotta with Blood Orange / Panna Cotta de Limão e Coco, com Laranja Sanguínea.


Here it is, another absolute stunner recipe, from Rita Serano FABULOUS, FABULOUS book "Vegan in 7", from which I've already shared this soup and this salad and a book from! honestly? I can't stop cooking. I might be turning vegan and not assuming it yet (lol)...
I love lemon as you all know and coconut is another ingredient that I totally adore so, this panna cotta couldn't go unnoticed!
And!!!
Let me tell you...
This Panna Cotta is Masterchef worthy!
It has just the perfect wobble and its texture and flavours are amazing!!
I added a few grinds of vanilla powder to my panna cotta just because, as you know, "vanilla" is my first surname and, as blood oranges are now in season, I've topped my panna cotta with segmented blood orange but, feel free to top it with any oranges variety you like or even with any other seasonal fruit.
As oranges are Marta's "ingredient of the month", this is my last post for Marta and her January table.


ingredients (serves 4):
500ml coconut milk
zest of 1/2 lemon
juice of 1 lemon
1 1/2 tsp agar agar powder
8 to 10 drops of liquid stevia
1 tbsp arrowroot
2 blood oranges or ordinary oranges, segmented
mint or rosemary leaves, to garnish
method:
Combine the coconut milk, lemon zest and juice and agar agar in a pan and bring to a gentle boil over a low heat.
Add 8 drops of the liquid stevia and taste to see if it's sweet enough for your taste. Add some more if not.
Whisk vigorously and often to prevent clumps on a medium heat for about 5 to 6 minutes.
Dissolve the arrowroot in 3 tbsp of water in a small bowl.
Add to the coconut milk and stir well to thicken, ensuring there are no lumps. Cook for about 1 minute.
Remove from the heat and divide between 4 bowls, then place in the fridge for 2 to 3 hours.
Just before serving, remove from the fridge and gently turn the panna cotta out onto individual serving plates.
Arrange the orange segments, or any seasonal fruit, on top of the panna cotta and sprinkle over some mint or chopped rosemary and serve.

__________________

Aqui vos deixo mais uma receita magnífica do livro LINDO, LINDO da Rita Serano, o "Vegan in 7", do qual já aqui falei e do qual, já aqui publiquei, esta sopa e esta salada, ambas maravilhosas!
Sinceramente? Não consigo parar de cozinhar deste livro maravilhoso! secalhar e inconscientemente, estou a tornar-me vegan e ainda não o admiti...(lol).
Como sabem, amo limão!! e coco, é um outro ingrediente que amo de paixão e como tal, esta panna cotta nunca poderia passar despercebida.
A receita não pedia, mas eu adicionei uma boa pitada de baunilha em pó (do moinho), já que "baunilha", é um dos meus apelidos! certo?
Como as laranjas sanguíneas estão na época e no seu melhor, foi com estas que decorei a minha panna cotta, mas sintam-se à vontade para usar qualquer variedade de laranjas ou, até mesmo, qualquer outro tipo de fruta que esteja na época e que vos agrade.
Como laranajs são, o "ingrediente do mês" da querida Marta, não poderia deixar de trazer esta última proposta ao mês de Janeiro da querida Marta e ao seu mês das laranjas!


ingredientes (para 4 pessoas):
500ml leite de coco
raspa de 1/2 limão
sumo de 1 limão
1 1/2 colheres chá de agar agar em pó
8 a 10 gotas de stevia líquida
1 colher sopa de farinha de araruta (ou Maizena)
2 laranjas sanguíneas ou laranjas normais, segmentadas
folhas de menta ou de alecrrim, para decorar



preparação:
Num tachinho sobre lume brando, combinar o leite de coco com o sumo e raspa do limão e o agar agar e deixar levantar fervura.
Adicionar 8 gotas da stevia líquida, mexer e provar para verificar se está doce o suficiente. Caso não esteja, adicionar mais umas gotas de stevia, até estar suficientemente doce.
Sobre lume médio, mexer vigorosamente e com regularidade, por cerca de 5 a 6 minutos, a fim de evitar a formação de grumos.
Numa tacinha, dissolver a farinha de araruta (ou Maizena), juntamente com 3 colheres de sopa de água fria, até obter uma mistura macia.
Juntar a mistura da araruta à mistura do leite de coco e mexer até toda a mistura estar espessa e sedosa. Cozer por cerca de 1 minuto, mexendo sempre.
Retirar a mistura do lume e dividir por 4 formas ou ramekins.
Colocar os recipientes no frigorífico e refrigerar por um mínimo de 2 a 3 horas.
Na hora de servir, retirar as formas do frigorífico e desenformar sobre pratos individuais. Caso seja necessário, mergulhar as bases das formas em água quente por uns minutos, descolando os lados da panna cotta com os dedos ou uma espátula.
Decorar a panna cotta com os segmentos de laranja ou fruta da época à escolha e decorar com as folhas de menta ou alecrim, picadas.


Recipe / Receita:

No comments:

Post a Comment