18 February 2015

Coconut and orange cake / Bolo de laranja e coco.


There are times when you feel so down that the only thing that brings you up is a gorgeous slice of cake and a cup of tea and that's exactly what happened to me a few weeks ago.
I was feeling so annoyed and down that I decided to bake a cake and after preparing this delicious cake and having a slice of it with a nice cup of tea, everything felt good and back to normal again so, I could say that a cake makes things better and the happiness and joy of baking a cake really is, indeed, very therapeutic.
ingredients:
2 cups plain flour
1 tsp baking powder
pinch of salt
1 cup canned unsweetened coconut milk (stir well before measuring)
4 tbsp unsalted butter, cut into pieces
zest from 1/2 orange
juice from 1/4 orange
4 large eggs, at room temperature
2 cups sugar
1 tsp vanilla extract or paste
3/4 cup shredded coconut, toasted or not


method:
Preheat the oven to 180ºC. Grease a bundt tin and set aside.
Sift the flour, baking powder and salt together.
Rub the orange zest into the sugar.
Pour the coconut milk into a small pan and add the butter and orange juice. Heat just until the butter is melted. Turn off the heat and keep it warm.
Put the sugar and eggs inside a bowl of an electric mixer fitted with the whisk attachment and beat on medium high speed until pale, thick and doubled in size. Beat in the vanilla.
Reduce the mixer speed to low and add the dry ingredients, stopping as soon as the flour is incorporated into the mixture.
Add the coconut, mixing only until it is blended and then steadly add the coconut milk mixture.
Stop the mixer when the batter is smooth and give it a couple of turns with a rubber spatula, just to make sure none of the ingredients have fallen to the bottom of the bowl and they are all well incorporated.
Pour the batter into the prepared tin and bake for 60 to 65 minutes (mine was ready after 50 minutes) or until a skewer inserted in the middle of the cake comes out clean.
Transfer the cake tin to a cooling rack and cool for 10 minutes before turning it onto the rack to cool completely.
After being completely cool, I dusted my cake with icing sugar bur that was my own option.
__________________


Há alturas em que nos sentimos tão em baixo e abatidos que a única coisa capaz de nos fazer ficar bem é uma fatia de bolo caseiro e uma chávena de chá quente e foi exactamente isso que me aconteceu há umas semanas atrás.
Sentia-me tão abatida e desiludida, que decidi ir fazer um bolo, mas tinha de ser um bolo com sabores que eu gosto e para mim, não um bolo a pensar na família (senão só fazia bolos de chocolate e caramelo, lol).
O certo é que, o facto de fazer o bolo, deixá-lo arrefecer, preparar uma chávena de chá quente e relaxar em frente a ambos, fizeram toda a diferença e de repente, tudo voltou à normalidade e eu voltei a sentir-me calma e em paz...
Posso com isto concluir que um bolo faz milagres e a calma, felicidade e alegria que colocamos no acto de fazer um bolo é, de facto, uma terapia. 
Optei por esta receita da Dorie Greenspan por ter dois ingredientes que adoro, coco e laranja, ou não fosse eu uma coco e citrinos lover...
ingredientes:
2 chávenas de farinha de trigo branca
1 colher chá de fermento em pó
uma pitada de sal
1 chávena de leite de coco (mexer bem o leite antes de medir a chávena)
4 colheres sopa de manteiga sem sal, cortada em pedaços
raspa de 1/2 laranja
sumo de 1/4 de laranja
4 ovos grandes, à temperatura ambiente
2 chávenas de açúcar
1 colher chá de extracto ou pasta de baunilha
3/4 chávena de coco ralado, pode ser tostado ou não
preparação:
Aquecer o forno a 180ºC e untar muito bem, uma forma de buraco no meio.
Peneirar a farinha, com o fermento e o sal.
Com as pontas dos dedos, esfregar a raspa de laranja no açúcar.
Colocar o leite de coco num tachinho, juntamente com a manteiga e o sumo da laranja. Levar ao lume, até a manteiga estar derretida e o leite estar quente. Desligar o lume, mas manter a mistura quente.
Colocar os ovos e o açúcar na taça duma batedeira eléctrica equipada com o balão e bater em velocidade máxima, até obter uma mistura pálida e espessa e até esta ter duplicado de tamanho. Adicionar a baunilha, continuando a bater.
Reduzir a velocidade da batedeira para o mínimo e adicionar a mistura da farinha. Assim que a farinha estiver incorporada, parar de bater.
Adicionar o coco e voltar a bater em velocidade mínima, até este estar incorporado.
Continuando a bater, adicionar, em fio e devagarinho, o leite de coco.
Parar de bater assim que a mistura se apresentar cremosa e com uma espátula de silicone, dar uma ou duas voltas à massa, a fim de garantir que nenhum dos ingredientes esteja no fundo da taça e não tenha sido devidamente incorporado.
Deitar a massa na forma e levar ao forno por cerca de 60 a 65 minutos, ou até que um palito inserido no meio do bolo, saia completamente limpo (o meu bolo estava cozido ao fim de 50 minutos).
Tirar a forma do forno e colocá-la em cima de uma grelha por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, desenformar o bolo em cima da grelha para completo arrefecimento.
Depois de frio, eu polvilhei o meu ligeiramente com açúcar em pó, mas isso foi uma opção minha.

Recipe / Receita: