15 May 2017

Vegan Chocolate Granola / Granola vegan de Chocolate.


If you're following this blog for some time now, you know that I'm not vegan, vegetarian, Paleo or whatever.
I'm just someone that loves food in general!
I eat everything (well, not quite...) and I love to try all sorts of flavours and cuisines. I believe that in food just as in life, balance is the key for everything and therefore, in my house there's no place for fanaticism, fundamentalism's and other sort of (isms).
I cook and eat with my family and friends whatever we fancy to eat on the day. If it's meat we'll eat meat, if it's vegetarian will be and if it's vegan or other sort of tendency, it will be but, it's always what we want, when we want.
Saying that, I love vegan food more than I ever thought I would love it and although (as you know), I have lots of all sorts of books, when I'm craving vegan food, I always go to that same place where I know that I'll find fabulous, mouthwatering and delicious vegan recipes.
Weather for breakfast, meals or even vegan cakes and sweets, Kimberly's, The Little Plantation Blog is the place I always rely in order to cook and eat fabulous vegan food.
Not to talk about Kimberly, the blog owner herself. Such a thoughtful and kind person. Full of knowledge and a very talented food and prop stylist and photographer...
Just visit the blog and tell me if you don't want to cook everything Kimberly publishes there? Plus! Kimberly's blog posts are always a joy to read. Short or long, whatever the theme, for me, reading them, it's always a delightful and relaxing moment!
Honestly? If there is one person in this world that could make me go completely vegan, that person would be Kimberly and her blog!
I've already tried lots of Kimberly's recipes here at home and although my daughter and I, we are the keenest ones for vegan food, my husband and teenager son never ever complained about any of the recipes I cooked from The Little Plantation blog.
Actually, all of them were very much appreciated and devoured by everybody including the two fussy boys.
This granola is one of those successful recipes I tried from Kimberly's blog and I'm not writing here the English version of it because it's all written down and very well explained here.
I have to say that after taking the granola out of the oven, I couldn't stop munching it from the tray or even after being cooled, directly from the jar.
My kids (both), are having it for breakfast and snack all the time and soon, I'll have to make another batch.
Yes! That's how delicious it is!!

__________________

Hoje deixo-vos esta granola deliciosa que tem feito as delícias de todos durante os pequenos almoços e lanches cá de casa.
Não só é deliciosa, como é vegan, sem gluten, sem grãos, paleo e outras tantas coisas consideradas boas e saudáveis!
Quem me conhece e segue este blog, sabe bem que não sou nem vegetariana, nem vegan, nem paleo nem nada dessas tendências que por aí andam.
Sou uma pessoa que gosta de comida em geral e de cozinhas do mundo em particular.
Carne, peixe, vegetais, o que for, comemos e cozinho o que me apetece, quando me apetece.
Sem exageros, fundamentalismos ou fanatismos, acredito que na comida, como na vida, no equílibrio está o segredo e não há campanha "saudável" ou "tudo free" que me faça mudar de ideias.
Graças a Deus, não temos nenhum tipo de alergia cá em casa que nos faça aderir a um tipo restrito de alimentação e como tal e muito felizmente, também não vou inventar motivos para seguir tendências que a mim, sinceramente, nada me dizem.
Isto tudo para dizer que apesar de não o ser a tempo inteiro, adoro fazer refeições vegetarianas ou até mesmo completamente vegan sempre que quero e me apetece.
Apesar dos muitos livros que tenho, sempre que me apetece cozinhar algo absolutamente vegan, recorro sempre ao blog da Kimberly, o The Little Plantation.
Caso não conheçam este cantinho, visitem-no e deliciem-se com as receitas maravilhosas que a Kimberly lá tem.
Sejam refeições, pequenos almoços ou até mesmo doces, tudo vegan claro, tenho feito e experimentado várias receitas deste blog e todas, todas elas, foram um enorme sucesso.
Cheias de sabor e tão maravilhosas que até nos esquecemos que são vegan.
Todas as receitas que já experimentei do The Little Plantation, foram altamente elogiadas e apreciadas, até pelos dois mais "esquisitinhos" cá de casa (o meu filho e marido).
Isto para não falar na Kimberly, a dona do blog. Um amor de pessoa! Super culta, atenciosa e simpática e uma food e prop stylist e fotógrafa de grande nível e valor.
Confesso que os posts da Kimberly, longos ou curtos e seja qual for o tema, a par com as imagens e receitas, são sempre tão envolventes e cativantes que, normalmente, tiro umas horas do dia escolhido para os ler e deliciar-me na sua escrita e imagens, pois são sempre umas horas relaxantes e calmas e das quais não abdico semanalmente.
Acreditem que se há pessoa que me converteria a ser vegan para o resto da vida, essa pessoa seria a Kimberly e as suas receitas.
Bom, mas vamos então à receita desta magnífica granola.


Ingredientes:
240g amêdoas inteiras e com pele
50g avelãs, inteiras e com pele
50g nozes do Brasil
65g caju
70g sementes de abóbora
50g sementes de girassol
2 colheres sopa de sementes de chia
2 colheres sopa de sementes de linhaça
75g coco ralado
5 colheres sopa de óleo de coco
240ml maple syrup
1 colher sopa de extracto ou pasta de baunilha
5 colheres sopa de cacau em pó
preparação:
Aquecer o forno a 100ºC (sem ventoinha)
No copo do robot de cozinha, colocar as amêndoas, as velãs, os cajus e as nozes do Brasil.
Pulsar, por forma a picar grosseiramente os frutos secos.
Transferir a mistura para uma taça grande e juntar-lhes as sementes e o coco ralado. Reservar.
Num tachinho sobre lume brando, aquecer, mexendo sempre, o óleo de coco e o maple syrup.
Retirar o tacho do lume a adicionar o cacau em pó e a baunilha, mexendo bem para combinar todos os ingredientes.
Deitar esta mistura líquida sobre a mistura dos frutos secos e misturar e envolver tudo muito bem, por forma a que todos os ingredientes fiquem bem envolvidos na mistura de cacau.
Espalhar a mistura sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno por cerca de 4 horas, ou até a mistura estar seca e crocante.
Quando a granola estiver pronta, retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer bem, antes de a transferir para frascos de fecho hermético.

Nota: Podem usar frutos secos ou sementes a gosto, caso não tenham ou não queiram ir comprar as sugeridas na receita.

Recipe / Receita: The Little Plantation blog.

No comments:

Post a Comment