30 March 2017

My (PGI) roasted Leg of Lamb with butter beans, kale and salsa verde / Perna de Cabrito (IGP) assada, com feijão manteiga, kale e molho verde.


I recently received an invitation from the Scotch Kitchen to create a recipe featuring PGI Scotch beef or lamb.
As soon as I read the e-mail, one of my most vivid childhood memories instantly came into my mind - my grandmother’s roast leg of lamb. Therefore, I decided to go with the lamb.
This recipe, although deeply inspired by my dear grandmother, has a totally modern twist, adapted from my new lifestyle. Nonetheless, when I tasted it, it took me right back in time, to that little village in Northern Portugal where I spent my childhood and teenage holidays; a place that has always been my "Happy Place". My grandparents home.
This dish was created in homage to my grandparents, especially my grandmother, the most fabulous cook ever!!
As Easter is almost here, if you want to give it a try and give a twist to your Easter roast, you can find the recipe in the Spring issue of the Scotch Kitchen online magazine.


__________________

Aqui há tempos, fui convidada pela Scotch Kitchen, a criar uma receita onde a carne de vaca ou o cabrito, ambos da melhor qualidade e com o selo de garantia IGP (Indicação Geográfica Protegida), fosse contemplada.
Claro que aceitei, pois não só os valores pagos pela receita eram tentadores, como ainda me forneceram a carne e corte que eu escolhi.
Ser paga para fazer o que mais adoro: Cozinhar e comer!! é ouro sobre azul certo?
Quando acabei de ler o e-mail, já sabia que iria escolher o cabrito, pois de imediato me veio à memória o cabrito assado no forno a lenha da minha avó!
Um prato que, como tantos outros, faz parte das minhas melhores recordações de infância e juventude. A cozinha da minha avó! A sua comida, a que me marcou sempre e a casa dos meus avós, numa aldeia pequenina no Norte de Portugal e onde passei todas as férias de criança e jovem, pois lá era o único local onde era e sempre fui, verdadeiramente feliz!
O cabrito "com o unto da avó", como lhe chamo, é uma dessas memórias felizes!
Claro que esta receita foi adaptada e modernizada por mim, assim como adaptada ao meu estilo de vida, leia-se "forno a lenha ainda é um sonho não alcançado...".
O certo é que, mesmo com todas as minhas alterações, por momentos, quando provei esta minha criação, fui de imediato transportada a casa dos meus avós e aos petiscos da minha avó. A melhor cozinheira que conheci até hoje!
Embora em Portugal, infelizmente, haja muita gente a renegar e não gostar desta carne maravilhosa, como a Páscoa está aí à porta e o cabrito assado é um dos pratos mais consumidos nesta altura, caso queiram experimentar esta minha sugestão que agradou e muito a quem o comeu, não deixem de ver a receita aqui, pois garanto-vos que vão amar!!


Recipe / Receita: Lia - Lemon and Vanilla, for the Scotch Kitchen.

No comments:

Post a Comment