4 June 2014

Piña Colada Bundt Cake / Bundt Cake de Piña Colada.


As you know, this month Bundtmania theme is cocktails and drinks bundt cakes.
I can tell you that I have 3 cocktails/drinks that I totally love, being them Caipirinha, Mojito and Piña Colada but if I have to decide for just one of them, Piña Colada ends up winning every time and therefore I think I don't need to tell you which flavours will be in my bundt cake...
And you?
What's your favourite cocktail or drink? Did you ever think of having it in a form of cake?
Well, maybe now is the time for it so, lets bake a cocktail/drink bundt cake?!!
ingredients (all ingredients should be at room temperature):
2 1/2 cup flour
2 1/2 tsp baking powder
1/2 tsp salt
3/4 cup unsalted butter
1 3/4 cup sugar
3 eggs
1 1/2 tsp vanilla extract
1/2 tsp coconut extract (optional)
1 cup coconut milk
1/4 cup rum
1 cup canned crushed pineapple, drained and pressed out of the liquid



method:
Preheat the oven to 180ºC and grease and flour a 10 cup bundt cake pan.
Sift flour, baking powder and salt together and set aside.
Beat the butter with an electric mixer for 2 minutes or until soft.
Add the sugar slowly and mix for another 2 minutes.
Add in the eggs, one at a time and beat on medium speed for an additional 2 minutes.
Mix together in a bowl, the vanilla, coconut milk, rum and coconut extract.
Beginning and ending with the flour, mix 1/3 of the flour into the mix, then add 1/2 of the milk, alternating until all the ingredients are mixed.
Fold in the pineapple and pour the mixture into the prepared cake tin.
Bake for around 40 minutes or until a skewer inserted in the middle comes out clean.
Invert the cake onto a cooling rack or serving plate. Cool completely before frosting.
I didn't frost mine and just dusted it with icing sugar but it can be frosted with coconut buttercream or other frosting to taste.
__________________


Como todos sabem, o tema para a Bundtmania deste mês, é cocktails e bebidas.
Ora, posso dizer-vos que há 3 cocktails/bebidas que adoro de paixão e são elas, a caipirinha, o mojito e a pina colada e é-me muito difícil resistir a qualquer uma delas, mas tendo mesmo que optar, há uma que vence sempre e acaba por ser sempre a seleccionada e essa é a pina colada e por esta razão, acho que já adivinharam qual será o sabor do meu Bundt cake...

Então e vocês? Qual a vossa bebida/cocktail favorito?
Já experimentaram transformá-la num bundt?
Então que esperam?
Esta é a vossa oportunidade. Contamos convosco...!!!
...mas entretanto..., vai uma pina colada????
ingredientes (todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente):
2 1/2 chávenas de farinha de trigo branca
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
3/4 chávena de manteiga
1 3/4 chávenas de açúcar refinado branco
3 ovos
1 1/2 colheres chá de extracto de baunilha
1/2 colher chá de extracto de coco (opcional)
1 chávena de leite de coco
1/4 chávena de rum claro
1 chávena de ananás em lata em pedaços, escorrido e bem espremido


preparação:
Aquecer o forno a 180ºC e untar e enfarinhar uma forma com buraco ou para bundt.
Peneirar a farinha com o sal e o fermento e reservar.
Numa batedeira eléctrica, bater a manteiga por 2 minutos, para ficar bem cremosa.
Adicionar o açúcar aos bocadinhos e bater mais 2 minutos.
Adicionar os ovos, 1 de cada vez, batendo em velocidade média por mais 2 minutos.
Numa taça à parte, misturar o leite de coco, com o extracto de coco (se usar), a baunilha e o rum.
Começando e finalizando com a farinha, adicionar 1/3 da farinha à mistura da manteiga, seguida de metade da mistura de leite de coco, até todos os ingredientes terem sido misturados.
Adicionar o ananás e envolver na massa.
Deitar a massa na forma preparada e levar ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no meio, saia completamente limpo.
Desenformar o bolo em cima de uma grelha de arrefecimento, ou num prato de serviço e arrefecer completamente antes de decorar.
Eu só polvilhei o meu com açúcar em pó, mas pode ser decorado com buttercream de coco ou outro à escolha.

Recipe / Receita:

35 comments:

  1. Bom dia Lia,
    Certamente o bundt de pina colada ficou não só belíssimo como também super saboroso.
    Beijo,
    Vânia

    ReplyDelete
  2. Mas que maravilha de bolo, tão lindo!

    ReplyDelete
  3. Bolo delicioso, com leite de coco e abacaxi, uma ótima combinação, adorei!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ReplyDelete
  4. Ora bem, e tendo em conta que hoje é o meu aniversário eu aceito de bom grado esse fabuloso bolinho :D
    Um enorme beijinho minha doce Lia

    ReplyDelete
  5. Querida Lia, que linda apresentação! Ficou rico e muito tentador! O sabor só pode ser delicioso! Bjo!

    ReplyDelete
  6. As únicas formas de um comer coco são mesmo em iogurte de aroma e numa pina colada ;) E este teu bolinho ficou mesmo uma verdadeira delícia Lia, só apetece roubar uma fatia agora mesmo ;)
    Beijinhos grandes *

    ReplyDelete
  7. Uau Lia, adoro essa forma :) Os Bundts ficam lindíssimos mesmo assim só simplesmente polvilhados com açúcar... Faz um vistão.

    Também gosto muito de pina colada, mas a caipirinha ganha sempre, pelo menos no Verão, cheia de gelo, fresquinha, e se for de ananás então...

    Beijinhos!
    Raquel

    ReplyDelete
  8. Que maravilha, essa forma é espectacular...o bolinho ficou com aquele pedaço assim tipo queijada qe eu sou fã :)...e o styling? Perfeito! Adoro o teu blog! beijinhos

    ReplyDelete
  9. Que delicia¡¡¡ me llewvo la receta, besos

    ReplyDelete
  10. Adorei a originalidade do sabor e o aspecto do bolo, ficou lindo

    ReplyDelete
  11. Que delicia, e super criativo!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ReplyDelete
  12. Minha amiga,

    Estive recentemente em Cuba, e me deliciei com muitas Piñas Coladas, um deleite...
    Mas nunca havia pensado num bolo assim, confesso que me surpreendi,
    ficou bárbaro, meus cumprimentos!

    ReplyDelete
  13. Piña Colada lembra-me uma fase da adolescência em que era o meu pedido habitual nas saídas noturnas, adorava. Faz tanto tempo que não bebo uma, fiquei com saudade, mas acho que preferia o teu bolinho à bebida, era um 2 em 1 perfeito :) Deve ser maravilhoso com os pedaços de ananás!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  14. bem para mim esta mais que perfeito leva coco adorooooo esta mt bonito e essa fatia pode ser para mim para o meu café humm bjs bs

    ReplyDelete
  15. Eu não sou muito de bebidas com alcool confesso.
    Adoro uma ginjinha, um mojito ou uma sangria bem frescos no verão, mas em dose mini mesmo.
    Pina colada acho que prefiro mesmo assim, em bolo! :)
    Adoro coco e ananás juntos, e esse toque de rum fica super agardável nos bolos.
    Que vontade de me servir amiga!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  16. Lia,
    com essa combinação de ingredientes só pode ter ficado uma delícia.
    O formato ficou lindo, parabéns!

    Bjs, sucessos sempre!

    ReplyDelete
  17. Querida Lia: fico sempre maravilhada com os teus bundts. Saem sempre lindos e este com Piña Colada ( também um dos meus cocktails preferidos)deve ser delicioso!!
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  18. Ficou lindo e com sabores que eu gosto.
    Adorei
    bj

    ReplyDelete
  19. Adoro o sabor de pinacolada =D Houve um calipo de pinacolada que era de longe o meu preferido, logo a seguir ao corneto de morango =)
    Ainda não tenho nenhuma forma de bundt cake, acho que qualquer dia não resisto e faço um dos teus bolos numa forma normal!
    Quanto a bebidas... não costumo beber... por isso acho que não tenho assim uma preferida...
    beijinhos =)

    ReplyDelete
  20. Um Bundt espectacular!...no feitio da forma, no aspecto, na textura e no sabor que a Pina colada lhe transmite. Tudo junto, só pode ser sucesso para a Bundtmania! Parabéns. As fotos estão fantásticas! Bjs. Bombom

    ReplyDelete
  21. Adoro os sabores e este bolo além de lindo só pode estar uma delicia!
    Bjinhos

    ReplyDelete
  22. OMG! This cake sounds and looks delicious...coconut milk, pineapple and rum...it must taste divine...thanks for the recipe dear...hope you are enjoying your week Lia :D

    ReplyDelete
  23. Confesso que não sou muito dada a bebidas alcoolicas, mas esse bolinho deve ser uma delicia!

    Adorei as fotos, como sempre, fantásticas!

    Bjs

    ReplyDelete
  24. Olá lia mas que maravilha, adorei.

    ReplyDelete
  25. Great flavor for a Bundt cake. it must taste heavenly!

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  26. Lia, adoro pina colada bebível e este teu bolinho delicioso prova que comestível também será excelente! ;)
    Olha, eu ainda ando às voltas com a bebida para o meu bundt! :)
    Excelente escolha.

    Bjinhosss

    ReplyDelete
  27. Querida Lia,

    gosto dos três que disseste mas os mojitos ocupam o primeiro lugar, mesmo quando todos bebem caipirinha eu bebo mojitos e está aí a chegar os dias quentes e ao sábado sabe tão bem:)
    Por falar em bundt ainda não fiz o meu pensei que tinha rum em casa e nada só um restinho não deu tenho que fazer no sábado.
    Ai gosto tanto deste teu bundt, a forma é um encanto e depois esses ingredientes todos só pode ser delicioso, e tem um ar fresco, ou será de ler os ingredientes.
    Uma fatia para mim com esses copinho cheio de sabor.
    Um encanto e a textura está mesmo como eu gosto, adoro essas flores :)

    beijinhos

    ReplyDelete
  28. Ora aqui está um bundt muito, muito original. Adorei!!!

    ReplyDelete
  29. Lia,

    Sem dúvida piña colada é uma bebida muito especial, além de refrescante, saborosa e, diria até, bonita! :)
    Tudo aquilo que conseguiste concentrar neste bundt, frescura, sabor e beleza. A bebida foi muito bem escolhida e a textura do bundt ficou de babar! Adorei! :)

    Beijinho,
    Aida

    ReplyDelete
  30. Adoro a combinação coco e ananás e por isso este bolo vai já ser anotado para eu fazer. Estou aqui em pulgas para saber o resultado final!!

    ReplyDelete
  31. amiga querida este bolo esta as maravilhas das maravilhjas parabens querida bjus doces e fofos

    ReplyDelete
  32. Pina colada...hmmm parece-me tão bem!

    ReplyDelete
  33. Gosto muito de pina colada, escolheste bem os sabores e o formato do teu bundt.
    Lindo, ficou mesmo lindo e com sabores que adoro.
    Bjns
    Isabel

    ReplyDelete
  34. Gosto muito de pina colada, escolheste bem os sabores e o formato do teu bundt.
    Lindo, ficou mesmo lindo e com sabores que adoro.
    Bjns
    Isabel

    ReplyDelete
  35. Olá Lia,

    Está lindo este teu bundt, de formato fabuloso e com sabores bem refrescantes.
    Adoro pina-colada, mas devo dizer-te que não resisto a uma caipirinha ! :)

    Beijinhos

    ReplyDelete