21 February 2014

Rosemary and lemon wafers / Bolachas de limão e alecrim.


Although these wafers didn't turn out as beautiful as I thought they would, their flavour and the smell in the house while they're baking, believe me, are second to none!!
Just give them a try and tell me if I'm right or not...
These wafers are for the Let's make cookies - February 2014 challenge on Manuela's blog.
ingredients (makes as many as the size of the cutter you use):
1/2 cup granulated sugar
1 tbsp freshly grated lemon zest
pinch of salt
2 tbsp finely chopped fresh rosemary needles
1/2 tsp lemon or vanilla extract
2 1/4 cups plain flour
220g very cold unsalted butter, cubed
1 1/2 tbsp fresh orange juice
method:
In a food processor, process the sugar, lemon zest and salt, until the sugar is pale yellow.
Add the rosemary and extract and continue processing just until the rosemary is very finely pulverised.
Add the flour to the processor and sprinkle the butter over it. Process just until no bits of butter are visible.
Drizzle the orange juice over the top and incorporate using 10 to 15, 1 second pulses, stoping and stirring to lift and fold in the mixture on the bottom as necessary.
Don't over process.
Turn out the dough onto a sheet of baking paper and gently knead it. Divide the dough into thirds and roll out each portion into a disc in between 2 sheets of baking paper.
Freeze the thirds of dough for 20 minutes or up to 24 hours.
Let it warm up slightly before using.
Preheat the oven to 180ºC and grease or line 2 or 3 large baking sheets with baking paper.
Using a cutter, cut out the wafers and place them 2 cm apart on the baking sheets.
Combine the dough scraps and continue rolling, chilling and cutting out until it is all used.
Bake 1 sheet at a time for 8 to 11 minutes or until the wafers are just faintly rimmed with brown.
Very gently, transfer the wafers onto wire racks and allow to cool completely.
Store them in airtight containers for up to 1 week.
__________________


Estas bolachinhas maravilhosas, embora não tenham saído tão lindas como as imaginei, ganham e muito em termos de sabor e o cheiro que espalham pela casa enquanto estão no forno, é tão, mas tão bom que só experimentando fazê-las é que perceberão do que falo...
São estas bolachinhas magníficas e deliciosas que levo à festa da Manuela e ao Vamos Fazer Bolachas de Fevereiro.
ingredientes (para tantas bolachas, quantas o tamanho do cortador utilizado):
1/2 chávena de açúcar granulado
1 colher sopa de raspa de limão
uma pitada de sal
2 colheres sopa de agulhas de alecrim, finamente picadas
1/2 colher chá de extracto de limão ou baunilha
2 1/4 chávenas de farinha de trigo branca
220g manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
1 1/2 colheres sopa de sumo fresco de laranja
preparação:
Num robot de cozinha, processar o açúcar, a raspa do limão e o sal, até o açúcar apresentar uma cor amarelo pálido.
Adicionar o alecrim e o extracto escolhido e processar até o alecrim estar bem desfeito.
Adicionar a farinha e a manteiga e pulsar até não se verem vestígios da manteiga.
Adicionar o sumo da laranja e pulsar umas 10 ou 15 vezes, parando e mexendo, a fim de descolar a massa do fundo do copo processador, tantas vezes quantas necessárias, até tudo estar bem incorporado. Cuidado para não processar em demasia.

Deitar a massa em cima de uma folha de papel vegetal e amassar levemente até fazer uma bola.
Dividir a massa em 3 partes iguais, estendê-las entre folhas de papel vegetal ( 3 embrulhos) e congelar entre 20 minutos, a 24 horas.
O congelar a massa é um passo muito importante, pois esta massa é muito chata de trabalhar e só se trabalha bem se estiver firme e dura, caso contrário cola a tudo e não há maneira de se conseguir moldá-la.
Aquecer o forno a 180ºC.
Na hora de fazer as bolachas, retirar os embrulhos do congelador e deixá-los aquecer um bocadinho (mas não muito tempo) à temperatura ambiente.
Cortar as bolachas com o cortador à escolha e dispô-las, com espaços de cerca de 2cm entre cada uma, em tabuleiros forrados com papel vegetal, ou untados.
Cortar, refrigerar e voltar a cortar, tantas vezes quantas necessárias, até utilizar toda a massa.
Levar os tabuleiros ao forno, 1 de cada vez (mantendo os restantes no frio) e cozer as bolachas por cerca de 8 a 11 minutos, ou até os lados começarem a ficar douradinhos.
Arrefecer as bolachas em cima de uma grelha e (caso resistam), conservá-las por cerca de 1 semana, num recipiente hermeticamente fechado.
Recipe / Receita:

27 comments:

  1. Olá Lia:)

    Escreves tu que as bolachas não ficaram tão lindas como tu imaginaste pois para mim estão lindas e perfeitas e aposto que são deliciosas - a combinação de limão e alecrim deve ser encantadora. Fiquei a babar:)
    Qualquer dia experimento porque são ingredientes que tenho por casa e que aprecio muito, nunca juntei os dois:)

    *Acabei de publicar o maravilhoso pão de centeio que vi no teu blog - obrigada pela partilha:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Lia,

    Pois para mim ficaram lindíssimas, de uma cor bem chamativa e posso sim imaginar o fantástico aroma que perfumou a tua cozinha !
    Sugestão perefita para o fim de semana !

    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Bom dia Lia,
    Adoro limão e alecrim, durante o preparo a casa deve ficar muito perfumada, gostei muito da receita, vou experimentar.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ReplyDelete
  4. Que lindas e que boas devem ser!!Até fiquei com uma pontinha de inveja da Manuela....eheheh
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  5. Faço ideia o aroma... com o limão e o alecrim, deve ser um autêntico perfume! :)
    Para mim ficaram bonitas e bem tentadoras!!

    ReplyDelete
  6. Desculpa, tirei 2 e levei para o meu lanche!
    Bjs, Susana

    ReplyDelete
  7. Apetece esticar a mão e roubar umas bolachas

    ReplyDelete
  8. Mi piacerebbe poterli assaggiare!! Ciao cara e complimenti!!!
    Un abbraccio!!!

    ReplyDelete
  9. Lia minha querida,
    vou imprimir essa receita, amei!
    As bolachas ficaram lindas e pela receita deliciosas!
    As fotos estão maravilhosas!

    Bjs, bom fds junto a sua família!

    ReplyDelete
  10. Imagino o aroma que andava aí por casa! Ficaram lindas e devem ser deliciosas! Levo uma para o lanche... posso?!
    Bjs e bom fim de semana!

    ReplyDelete
  11. Lia minha amiga,
    Fiquei apaixonada com estes biscoitinhos, que deliciosos que devem ser...
    Salvei a sua receita, pretendo experimentá-la logo!
    Parabéns pelas fotos também, ficaram lindas!

    ReplyDelete
  12. Rosmaninho, laranja e baunilha parece-me uma combinação perfeita. Nunca imaginaria numas bolachas mas acredito em ti que deve ficar fantástico!

    ReplyDelete
  13. para mim elas estao perfeitas mt bonitas e com esse cafézinho ia mesmo saber bem que maravilha bjs bfs

    ReplyDelete
  14. Oh Lia,

    as bolachas estão lindas e maravilhosas, adoro o aroma do limão mas nunca combinei assim, que cor deliciosa.
    Perfeitas e esse cenário é tão belo, a Manuela vai gostar muito:)

    Beijinhos e um bom fim de semana

    ReplyDelete
  15. Lia amiga,
    eu acho que ficaram lindas as tuas bolachinhas!!
    Dá vontade de aparecer por aí, para um chá e bolachas e muitos dedos de conversa :)
    Gosto tanto da combinação limão e alecrim, deve ficar maravilhosa nas bolachas.
    Aposto que não sobrou nenhuma!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  16. Lia querida: como podes dizer que estas bolachinhas não estão lindas??? Que blasfémia, amiga. Estão perfeitas!! Fiquei intrigadíssima com a utilização de alecrim. Adoro o gostinho de limão, claro,mas nunca vi nada assim. Estou encantada, ainda por cima tenho um pé de alecrim no quintal.Tenho de experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  17. Eu achei que ficaram lindinhas!
    E posso imaginar o sabor... amo alecrim!
    Um bejim pra você, Lia!

    ReplyDelete
  18. Para mim estão perfeitas querida Lia!! Ficaram muito lindas e a combinação do sabor cítrico com o alecrim certamente as deixaram deliciosas e aromáticas!!!

    Beijinhos e um ótimo fim de semana!

    ReplyDelete
  19. Pois eu não sei, mas acho que vou ter muita dificuldade em resistir-lhes dois dias, quanto mais uma semana. :) Beijinhos!

    ReplyDelete
  20. Estão bem apetitosas Liame a combinação de sabores é magnífica, adorei :)

    beijinho

    ReplyDelete
  21. Ohhh, querida! Mas estão lindas as tuas bolachinhas...
    E o cheirinho que se espalha pela casa!!! Também quero :-)
    Bjinhos e de certeza que vão ser amigas das minhas, na festa das bolachinhas ;-)
    Cuca

    ReplyDelete
  22. Lia,
    eu acho que ficaram lindas, perfeitas para uma mesa rodeada pela amizade.
    O sabor do limão com o alecrim deve ficar fantástico.
    Vou roubar algumas bolachinhas e a receita :)
    Bjns
    Isabel

    ReplyDelete
  23. Exquisite! A great flavor combination.

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  24. Olá Lia,
    Estão lindas e na minha imaginação o seu sabor deve ser soberbo. Adorei a tua participação e o detalhe da etiqueta na caixinha até me comoveu. Muito obrigada por estas bolachas maravilhosas.
    Bjnhos,
    Manela

    ReplyDelete
  25. Têm um aspeto maravilhoso! Acho sempre muita graça às ervas aromáticas nas bolachas, mas nunca experimentei! Vou ter que testar a receita para ver como fica.

    ReplyDelete
  26. Não me lembro de usar alecrim em receitas! E mto menos doces!
    Mas se ha coisa que tenho entranhada na memória é o seu aroma!!!
    Em casa dos meus pais, havia um enorme! E como gostava eu de o cheirar!!
    Agora o que eu cheirava mesmo, era um punhado de bolachinhas!! :))
    Beijinhos coisa linda!
    Mena.

    ReplyDelete